Significados do consumo na propaganda em datas comemorativas
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p73-92Resumo
Este estudo trata do comportamento do consumidor e do consumo
como representação social. Basicamente, pretende examinar
como a mensagem e a expressão presentes em comerciais de
empresas anunciantes diferem entre si em uma mesma data comemorativa,
a partir da perspectiva da significação do consumo.
Utilizou tipologia explicativa quanto aos seus fins e documental
quanto aos seus meios, adotando a técnica de Análise do Discurso
e preceitos de Lazović (2012) para análise de expressão e mensagem.
Como resultados, tanto a mensagem quanto a maneira de se
expressar se mostraram muito diferentes entre as organizações.
Apesar da data comemorativa ser uma espécie de homenagem a
alguém ou pela passagem de algum evento, empresas adotam a
comunicação afetiva enquanto outras se utilizam do espaço para
se comunicar comercialmente, sem ressignificação do consumo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.