O uso da técnica Laddering na pesquisa sobre o comportamento de consumo alimentar
DOI:
https://doi.org/10.15603/roc1836417-446Resumen
Este artigo se propôs a identificar quais são e como têm sido abordados na literatura os estudos que utilizam a laddering como técnica de pesquisa no contexto do consumo de alimentos. Foi conduzida uma revisão integrativa a partir de buscas nas bases Scopus e Web of Science. Com base em alguns parâmetros, realizou-se a análise crítica de 16 artigos e, em seguida, foi elaborada uma síntese do conhecimento. Quatro categorias surgiram da análise dos artigos: percepções sobre o consumo de alimentos orgânicos; decisões de consumo ou não consumo de alimentos; influências culturais no consumo de alimentos; e comportamento de consumo em relação a novos alimentos. Valores de autodireção, hedonismo, segurança, tradição, saúde e bem-estar demonstraram relevância nos estudos. Foram apontadas contribuições metodológicas da laddering para o avanço da pesquisa em comportamento de consumo alimentar, destacando as possibilidades de combinação da técnica com outros métodos qualitativos e quantitativos. Como contribuição, este artigo apresenta um framework integrativo desenvolvido com base na literatura analisada e indica novas perspectivas de estudos para o avanço do conhecimento sobre o tema. Além disso, o estudo gera insights para o desenvolvimento de políticas e estratégias de comunicação relativas à alimentação.
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