Intercooperação e fusão de redes empresariais: proposição de framework para análise sob a perspectiva da aprendizagem

Autores/as

  • Douglas Wegner
  • Heron Sergio Moreira Begnis
  • Anelise Rebelato Mozzato

Palabras clave:

Relações interorganizacionais. Intercooperação. Fusão de redes. Aprendizagem da rede. Perspectiva sociológica da aprendizagem.

Resumen

Este ensaio aborda a estratégia de intercooperação e fusão de redes empresariais sob a perspectiva sociológica da aprendizagem
da rede. A cooperação entre redes consiste em uma estratégia para acelerar o crescimento e buscar a consolidação das empresas
integrantes. No entanto, sua execução depende de um processo de aprendizagem da rede, em que as participantes aprendem
enquanto grupo sobre a necessidade de cooperar com outras redes. Com base no processo de aprendizagem da rede, o ensaio
apresenta e discute um framework para analisar a intercooperação e a fusão de redes empresariais, salientando os episódios de
aprendizagem que ocorrem tanto na implementação como na consolidação da estratégia. São apresentadas premissas e três
proposições que permitem analisar o contexto, o conteúdo e o processo da aprendizagem da rede. O framework contribui para
a compreensão do fenômeno da aprendizagem da rede e como esta interfere na estratégia de intercooperação e fusão de redes.

Publicado

2024-08-07

Cómo citar

Wegner, D., Begnis, H. S. M., & Mozzato, A. R. (2024). Intercooperação e fusão de redes empresariais: proposição de framework para análise sob a perspectiva da aprendizagem. Revista Organizações Em Contexto, 15(29), 223–248. Recuperado a partir de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/881