Conformes ou ágeis? A automatização do gerenciamento de mudanças em um banco brasileiro
Resumo
A rápida ascensão dos bancos digitais brasileiros forçou os
bancos tradicionais a se reinventarem e a migrarem rapidamente
para o ambiente online. Com a necessidade de agilizar sua
transformação digital, detectou-se que que havia um gargalo
das implantações tecnológicas e que o processo de gerenciamento
de mudanças de TI nessa organização estava moldado para
receber implantações em metodologias em cascatas com menos
volume e velocidade. Por meio da abordagem de pesquisa-ação,
conduziu-se uma intervenção em uma instituição financeira
tradicional relevante no setor bancário brasileiro e que buscava
maior competitividade entre os seus concorrentes por meio de
uma transformação digital nas suas atividades. Com a adoção de
boas práticas de gerenciamento e metodologias ágeis aliadas à
iniciativa de automatização do ciclo de vida de software, capaz
de integrar as plataformas de gestão de serviços de TI com outras
ferramentas de desenvolvimento de software, a organização
passou a contar com maior agilidade sem perder a qualidade das
entregas e com a conformidade exigida pelos órgãos regulatórios
bancários. Muitos ganhos foram comprovados com este projeto
além da grande aceitação dos usuários apresentado na avaliação
deste trabalho. A revisão e adequação das alçadas de aprovação
de requisição de mudanças gerou um acréscimo de 50% na
agilidade das aprovações e consequente redução de 40% no custo
unitário na operação. A revisão do calendário de implantações
de mudanças resultou no ganho de qualidade e disponibilidade
para mais implantações de mudanças na empresa.
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