A CLÍNICA PSICANALÍTICA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CASOS LIMÍTROFES NA INFÂNCIA

Authors

  • Marina Oliveira Lopes Unisantos
  • Priscilla Alves Fernandes dos Santos Unisantos
  • Thalita Lacerda Nobre Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v25n25p8-37

Keywords:

limítrofes, latência, psicoterapia, psicanálise

Abstract

A presente pesquisa tem por objetivo estudar os casos limítrofes, possibilitando entender como a intervenção psicológica pode minimizar os sinais aparentes em crianças até o período da latência. Para isso, a constituição psíquica é abordada explicando como é constituído o ego, bem como fatores relevantes para a formação egóica desse sujeito em questão. O ponto de vista psiquiátrico apresenta-se como ressaltante perante o tema, sendo explanado na pesquisa. A clínica psicanalítica utilizada e suas variantes são abordadas como final do estudo, salientando o trabalho realizado com as crianças e seus pais. O tratamento em sua maioria não é aceito por pacientes com quadros cronificados, demonstrando assim a importância de precoce intervenção. A multidisciplinariedade é o trabalho apontado como um possível atenuante dos quadros limítrofes. A pesquisa é exploratória qualitativa bibliográfica.

Author Biographies

Marina Oliveira Lopes, Unisantos

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Santos.

Priscilla Alves Fernandes dos Santos, Unisantos

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Santos. Mestranda do Programa de Psicologia, desenvolvimento e políticas públicas.

Thalita Lacerda Nobre, Universidade Católica de Santos

Doutora. em Psicologia cl.nica pela PUC-SP. Docente do curso de gradua..o e mestrado em Psicologia

na Universidade Cat.lica de Santos.

Published

2024-12-20

How to Cite

Oliveira Lopes, M., Alves Fernandes dos Santos, P., & Lacerda Nobre, T. (2024). A CLÍNICA PSICANALÍTICA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CASOS LIMÍTROFES NA INFÂNCIA. Psicólogo InFormação, 25(25), 7–36. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v25n25p8-37

Most read articles by the same author(s)