A DESQUALIFICAÇÃO DO AUTISTA PELO DISCURSO RELIGIOSO

IMPLICAÇÕES DE ESTIGMA E INCLUSÃO PERVERSA

Autores/as

  • Rodrigo Vieira de Freitas Universidade metodista de São Paulo
  • Janaína Brito de Assis Freitas

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v26n26p87-110

Palabras clave:

Discurso religioso, Estigmatização, Inclusão perversa, Autismo, Neurodiversidade

Resumen

Este artigo investiga o impacto de discursos religiosos que desqualificam o autismo, associando-o a influências malignas, e como essas narrativas contribuem para o estigma e a exclusão simbólica de crianças autistas no ambiente escolar. A análise crítica fundamenta-se em conceitos como o estigma e a identidade deteriorada (Goffman), o sofrimento ético-político (Sawaia) e a neurodiversidade (Singer), visando entender como o discurso religioso reforça uma “inclusão perversa” que tolera a presença física dos autistas sem aceitar plenamente sua identidade. O estudo revela a necessidade de práticas educacionais que respeitem a neurodiversidade e promovam uma inclusão genuína e sem imposições de normatividade, proporcionando um ambiente acolhedor e adaptado às especificidades dos indivíduos neurodiversos.

Biografía del autor/a

Janaína Brito de Assis Freitas

Mestranda em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Participa do grupo de Estudos de Gênero e Religião MANDRÁGORA –. Cursando graduação em Serviço social pela UNIBF – União Brasileira de Faculdades. Teóloga, membro da Rede Brasileira de Teólogas.

Publicado

2025-02-28

Cómo citar

Vieira de Freitas, R., & Brito de Assis Freitas, J. (2025). A DESQUALIFICAÇÃO DO AUTISTA PELO DISCURSO RELIGIOSO: IMPLICAÇÕES DE ESTIGMA E INCLUSÃO PERVERSA. Psicólogo InFormação, 26(26), 133–156. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v26n26p87-110