MOVIMENTOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM MEIO ÀS PERCEPÇÕES NARRATIVAS: ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n47p23-38Resumo
Com base em uma pesquisa de doutoramento, defendida em 2020, este artigo busca compreender, por meio do estado da arte, se há novos desdobramentos no campo científico que possam atualizar ou propor novos horizontes acerca dos desdobramentos da pesquisa, na ocasião de seu desenvolvimento. A pesquisa objetivou ampliar compreensões acerca dos fatores de permanência no magistério tendo como tema a profissionalização docente, num recorte temporal de 3 décadas, questionando como as participantes percebiam a constituição da própria profissionalização. O referencial teórico buscou dialogar achados sobre profissionalização, formação e profissão docentes pautados na visão de alguns autores da Sociologia e teve como percurso metodológico a abordagem qualitativa sob a ótica da Entrevista Narrativa (EN) preconizada por Fritz Schütze. Os resultados constataram que, para as participantes, a permanência na profissão encontrava-se ancorada sobretudo no aprimoramento profissional da formação continuada. Tais reflexões foram norteadas por percepções presentes nas narrativas das trajetórias profissionais que permitiram a construção de dois eixos motivacionais estruturados em fatores (internos e externos) influenciáveis para as escolha e permanência profissionais, que por si elucidam além do aprimoramento outros aspectos para o estar na profissão.
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