O processo de humanização e o Pedagogo Hospitalar no desenvolvimento de crianças e adolescentes hopitalizados
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n40p41-59Resumo
A pedagogia hospitalar é um, dentre muitos, campos de atuação do profissional desta área, tendo por objetivo assegurar a crianças hospitalizadas o direito à educação ainda que estejam privadas de frequentar a instituição escolar. Muitos ainda são os questionamentos direcionados para este tema, por exemplo, sua relevância diante da realidade dos hospitais. Portanto, para justificar a importância desta profissão este artigo buscou responder a uma pergunta norteadora: as hospitalizações longas e/ou recorrentes podem ser prejudiciais ao processo do desenvolvimento da personalidade do ser humano? Partindo de uma revisão bibliográfica acerca dos principais temas para corroborar as respostas encontradas, buscou-se pelos seguintes objetivos: compreender o que de fato é o processo de humanização e qual a influência de um pedagogo hospitalar sobre o processo de desenvolvimento das crianças hospitalizadas, principalmente no sentido de mantê-las saudáveis emocionalmente, evitando traumas que diminuam significativamente sua qualidade de vida. Para responder tal questão, as principais autoras utilizadas foram: Elizete Matos e Margarida Mugiatti no campo de humanização e Adriana Loss na atuação dos educadores hospitalares. Helen Bee e Denise Boyd, no campo do desenvolvimento humano, além de documentos oficiais que asseguram às crianças seus direitos. Através da realização desta pesquisa consegue-se chegar à conclusão que de fato há uma influência direta do processo de humanização que possibilita a presença do pedagogo dentro do ambiente hospitalar e a diminuição em relação a traumas causados pela internação em seu desenvolvimento e ainda melhora no que diz respeito a sua qualidade de vida independente da expectativa da mesma.
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