Educação para a paz no cenário virtual
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p1-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral contribuir para a convivência na escola, local onde permeiam ideias, valores, hábitos, culturas diferentes que geram conflitos. Com a vinda da tecnologia digital, os conflitos ganharam uma nova dimensão, ampliando a distância tanto entre os estudantes, quanto entre esses mesmos alunos e seu professor. A diferença entre as gerações também gera conflitos, mais especificamente nesta era digital. A questão norteadora do artigo é: como a Educação para a Paz pode contribuir no cenário virtual, tendo em vista os conflitos interpessoais e mesmo geracionais? Para responder a esta pergunta, são visitados autores como Piaget (1971 1971; 2003), Freire (2011; 2021), Prensky (2001), em uma abordagem qualitativa, que permite um breve estudo sobre quais características a educação para a paz deve apresentar para contribuir na minimização dos conflitos interpessoais e intergeracionais na escola presencial e na virtual; como se apresentam os conflitos diante das tecnologias. Este artigo também propõe a importância da formação de professores, incluindo a perspectiva da tecnologia; e nas considerações finas, estão algumas propostas sobre como a Educação para a Paz pode contribuir para minimização dos conflitos no cenário virtual, situando que o professor, além dos conhecimentos técnicos, deve conhecer os conflitos, bem como suas origens e as formas positivas de lidar com eles: pelo diálogo, cooperação, discussão de práticas morais por meio dos conflitos do cotidiano e também de vídeos com dilemas relacionados à convivência e aos problemas gerados pela tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação: reflexões e debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.