Pesquisa em eficácia escolar: análise da Produção Científica no âmbito da Pós-Graduação Brasileira

Autores

  • Maira Marcela Ferreira Spörl
  • Michel Mott Machado

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p65-84

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar parte da produção científica brasileira em eficácia escolar. Metodologicamente, a investigação se caracteriza como um estudo cienciométrico, baseado em dissertações e teses publicadas entre os anos 2000 e 2023. A produção científica mostrou-se composta, majoritariamente, por dissertações de mestrados acadêmicos, oriundas de pesquisas qualitativas. Verificou-se certa concentração dos estudos em IES do Sudeste brasileiro, com destaque para: UFMG, UFJF e PUC-Campinas. Em termos do fluxo de publicações, nota-se produção de conhecimento, ininterrupta, desde 2014, tendo como pico o ano de 2017. A análise das teses e dissertações identificadas, de certa forma, evidencia que existe interesse sobre as escolas eficazes, seus processos, as boas práticas e a melhoria do desempenho escolar, entre outras questões. O artigo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre certos aspectos da dinâmica e do desenvolvimento deste campo de estudos no país, além de subsidiar decisões em futuras pesquisas sobre a temática de interesse, principalmente para pesquisadores no início de suas atividades de investigação.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Spörl, M. M. F., & Machado, M. M. (2024). Pesquisa em eficácia escolar: análise da Produção Científica no âmbito da Pós-Graduação Brasileira. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 23(46), 65–84. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p65-84