BULLYING ENTRE MENINAS

REFLEXÕES A PARTIR DE FILMES, SÉRIES E RELATOS REAIS DE ADOLESCENTES

Autores/as

  • Mirione Gomes de Azevedo Oliveira
  • Vanessa Paiva Garcia Fantozzi
  • Elaine Gomes Vilela
  • Valquíria Aparecida Rossi

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2502

Resumen

O bullying é um comportamento antigo dentro do ambiente escolar, mas pouco estudado. Em situações do cotidiano escolar o bullying é evidenciado. Este ocorre de diferentes formas: verbal, físico, psicológico e cyberbullying. Este artigo explora o bullying entre as meninas adolescentes, analisando como esse fenômeno é retratado em filmes e séries de televisão, comparando essas representações com narrativas reais de adolescentes. O objetivo geral desse estudo é pesquisar os padrões do bullying especificamente entre as meninas adolescentes e tem como objetivos específicos (i) verificar as manifestações do bullying entre as meninas; (ii) investigar os fatores contribuintes para a manifestação dos comportamentos do bullying; (iii) compreender as consequências e efeitos psicossociais nas vítimas. O caminho metodológico é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa por meio das experiências de adolescentes do sexo feminino relacionando suas vivencias com filmes e séries que retratam o fenômeno do bullying. Os resultados evidenciam diferentes formas de bullying vivenciadas pelas meninas e que, em muitos casos (quase que em sua totalidade) sucedem de forma velada e discreta.

Biografía del autor/a

Mirione Gomes de Azevedo Oliveira

Mestranda em Educação/ PPGE – UMESP. Licenciatura em Química. Especialização em Pedagogia. Docente em escola pública para Ensino Médio. Mestranda em Educação, sendo bolsista no programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Vanessa Paiva Garcia Fantozzi

Mestranda em Educação/ PPGE – UMESP. Psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Pedagoga formada pela Uninove, Especialista em Violência Doméstica pelo Lacri (USP), Professora do curso de Psicologia da UMESP, Assessora Pedagógica da Educação Básica da Rede Metodista, Psicóloga Clínica.

Elaine Gomes Vilela

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UMESP e FAPCOM. Docente permanente do PPGE da UMESP. Especialização em Tradução e Interpretação Libras/Português (2014) ambas pela Universidade Camilo Castelo Branco.

Valquíria Aparecida Rossi

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Coordenadora do curso de Psicologia, UMESP. Atualmente trabalha como docente e coordenadora do curso de Psicologia, coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde e do programa de pós-graduação em Educação.

Publicado

2025-02-28

Cómo citar

Gomes de Azevedo Oliveira , M., Paiva Garcia Fantozzi, V., Gomes Vilela, E., & Rossi, V. A. (2025). BULLYING ENTRE MENINAS: REFLEXÕES A PARTIR DE FILMES, SÉRIES E RELATOS REAIS DE ADOLESCENTES. Cadernos De Educação, 24(48), e2502. https://doi.org/10.15603/2176-1078/ce.v24n48e2502