O lugar da produção audiovisual publicitária brasileira no campo global: uma análise a partir do Cannes Lions Festival
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n1p9-37Palavras-chave:
filme publicitário, produção publicitária audiovisual, história da propaganda, campo publicitário, Cannes Lions Festival.Resumo
Este artigo objetiva compreender o lugar da produção publicitária audiovisual brasileira no campo global, considerando suas relações com os mercados dominantes. Para tanto, buscamos mapear quais agências operantes no Brasil são internacionalmente reconhecidas, utilizando como parâmetro a performance destas empresas na categoria Film do Cannes Lions Festival, no período entre 1971 e 2015, associando informações sobre o desenvolvimento dos mercados nacional e global de propaganda. A partir de análise quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, concluimos que as produções brasileiras premiadas descrescem ao longo das décadas, ao passo em que o mercado mundial se concentra em grandes conglomerados de comunicação. Além disso, nota-se que os filmes brasileiros que chegam a ser premiados se assemelham progressivamente aos padrões técnico-estilísticos da publicidade criada pelos países dominantes neste espaço, sobretudo o padrão estadunidense.
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