Produção audiovisual indígena no Brasil: cartografia de um percurso

Autores

  • Gilson Costa
  • Dolores Galindo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n1p103-139

Palavras-chave:

Cinema Indígena; Audiovisual; Povos indígenas.

Resumo

Nas últimas décadas, os modelos de comunicação passaram por mudanças significativas. Com isso, a popularização e o acesso a novos mecanismos de comunicabilidade possibilitaram que um crescente número de indivíduos e coletivos pudesse produzir, trocar e disseminar conteúdos. Neste cenário, as produções audiovisuais passam a ganhar espaço em setores alternativos e populares. Para os povos indígenas, a apropriação dos meios de comunicação, sobretudo os de produção audiovisual, emergem como canais expressivos para a preservação da memória coletiva e autodeterminação. Neste estudo, apresentamos um percurso cartográfico sobre o advento da mídia indígena, dando relevo ao uso da produção audiovisual enquanto subterfúgio relevante no processo contínuo de resistência e luta pela aquisição e garantia de direitos.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Costa, G., & Galindo, D. (2024). Produção audiovisual indígena no Brasil: cartografia de um percurso. Comunicação & Sociedade, 43(1), 103–139. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n1p103-139