Produção audiovisual indígena no Brasil: cartografia de um percurso
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n1p103-139Palavras-chave:
Cinema Indígena; Audiovisual; Povos indígenas.Resumo
Nas últimas décadas, os modelos de comunicação passaram por mudanças significativas. Com isso, a popularização e o acesso a novos mecanismos de comunicabilidade possibilitaram que um crescente número de indivíduos e coletivos pudesse produzir, trocar e disseminar conteúdos. Neste cenário, as produções audiovisuais passam a ganhar espaço em setores alternativos e populares. Para os povos indígenas, a apropriação dos meios de comunicação, sobretudo os de produção audiovisual, emergem como canais expressivos para a preservação da memória coletiva e autodeterminação. Neste estudo, apresentamos um percurso cartográfico sobre o advento da mídia indígena, dando relevo ao uso da produção audiovisual enquanto subterfúgio relevante no processo contínuo de resistência e luta pela aquisição e garantia de direitos.
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