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Artigos

v. 43 n. 2 (2021): Comunicação & Sociedade, maio-ago.

Estratégias discursivas da Vale S.A. e a construção do pensamento sobre o desenvolvimento da Amazônia

  • Larissa Pereira Santos
  • Fábio Fonseca de Castro
  • Célia Regina Trindade Chagas Amorim
DOI
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n2p99-128
Enviado
junho 27, 2024
Publicado
2024-07-25

Resumo

A mineradora Vale S.A. é uma empresa transnacional, presente em 30 países, sendo uma das maiores mineradoras do mundo. Na Amazônia brasileira ela atua há mais de três décadas, principalmente com o Programa Grande Carajás (PGC) e recentemente com o Projeto S11D, projeto de ampliação das atividades de extração de minério de ferro, na Serra de Carajás, no estado do Pará. Por meio da Análise do Discurso e da Enunciação (VERÓN, 2004), essa pesquisa busca analisar como são construídos os discursos produzidos no site da mineradora, com a página intitulada “Complexo S11D Eliezer Batista”, a partir da ideia de desenvolvimento divulgada pela empresa. O S11D é considerado pelos críticos do setor da mineração como a continuidade do PGC, agora com perspectivas de lucros duplicados. A análise considerou que a mineradora contribui para a construção de um pensamento sobre desenvolvimento na Amazônia, assentado na ideia de crescimento econômico, ignorando os discursos que representam os territórios e sujeitos sociais da região onde atua.