A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica

Autores

  • Vanessa Brasil de Carvalho
  • Luisa Massarani

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n2p155-187

Resumo

Neste artigo, analisamos cinco canais de divulgação científica no YouTube Brasil, parceiros do coletivo Science Vlogs Brasil, buscando identificar a representação da ciência em seus vídeos mais visualizados a partir de uma análise qualitativa. Percebeu-se que os canais tendem a reforçar a representação social da ciência hegemônica, marcada pelo destaque às Ciências Exatas e Naturais, especialmente às temáticas do Universo, ao enfoque da atividade científica como algo que traz a certeza (e poucas dúvidas ou incertezas), além de retratar o cientista como homem. Apesar disso, também foram registradas características da ciência que fogem à essa representação tradicional, a exemplo da menção a controvérsias que envolvem a comunidade científica – em especial no Canal do Pirula. Essa dualidade reflete o processo dinâmico das representações sociais, identificado por Moscovici e Abric.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Brasil de Carvalho, V., & Massarani , L. (2024). A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica . Comunicação & Sociedade, 43(2), 155–187. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n2p155-187

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)