A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n2p155-187Resumo
Neste artigo, analisamos cinco canais de divulgação científica no YouTube Brasil, parceiros do coletivo Science Vlogs Brasil, buscando identificar a representação da ciência em seus vídeos mais visualizados a partir de uma análise qualitativa. Percebeu-se que os canais tendem a reforçar a representação social da ciência hegemônica, marcada pelo destaque às Ciências Exatas e Naturais, especialmente às temáticas do Universo, ao enfoque da atividade científica como algo que traz a certeza (e poucas dúvidas ou incertezas), além de retratar o cientista como homem. Apesar disso, também foram registradas características da ciência que fogem à essa representação tradicional, a exemplo da menção a controvérsias que envolvem a comunidade científica – em especial no Canal do Pirula. Essa dualidade reflete o processo dinâmico das representações sociais, identificado por Moscovici e Abric.
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