A imaginabilidade visual de itens nas perguntas de pesquisas de opinião em comunicação política

Autores

  • Karl Henkel 
  • Jimnah de Almeida 

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n3p111-135

Resumo

O presente trabalho visa identificar analisar o viés psicolinguístico da imaginabilidade visual no momento da escolha dos itens discursivos apresentados sequencialmente numa pergunta fechada com mensuração da resposta em escala nominal durante pesquisas de opinião com surveys. Aplicou-se um teste psicométrico para medir o grau da imaginabilidade visual dos itens. Os dados foram correlatos com as frequências dos respectivos itens levantados por meio de um survey para constituir um poll, representando um desenho metodológico pré-teste no nível experimental e pós-teste com survey real. Embora exista uma alta correlação entre a imaginabilidade visual e a escolha do item, o resultado supõe ser esta uma relação espúria devido à complexibilidade de múltiplas dimensões entre aspectos linguísticos, experimentais e comportamentais do entrevistado em surveys no momento da escolha do item. A escolha simples de resposta com a opção de somente um item entre vários elimina alguns efeitos psicolinguísticos, mas não o efeito da imaginabilidade visual do item.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Henkel , K., & Almeida , J. de. (2024). A imaginabilidade visual de itens nas perguntas de pesquisas de opinião em comunicação política. Comunicação & Sociedade, 43(3), 111–135. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n3p111-135