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Artigos

v. 44 n. 1 (2022): Comunicação & Sociedade, jan.-abr.

O espetáculo da telesolidariedade na TV do RN: uma análise do discurso assistencialista de Carlos Alberto de Sousa

  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp
  • Renato Ferreira de Moraes
DOI
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n1p31-67
Enviado
julho 1, 2024
Publicado
2024-07-25

Resumo

O artigo se propõe a uma análise de discurso do Programa Carlos Alberto, apresentado pelo mesmo enquanto político e empresário, fundador da TV Ponta Negra, em Natal-RN que, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, comandou um programa de auditório na emissora. O referencial teórico tem como base o conceito de esquecimento de Orlandi (1999) e de Pêcheux (2014), da escola Francesa de AD, com metodologia de análise proposta por Souza (2014). A partir das marcas discursivas do apresentador e do contexto socioeconômico, considera-se que as provas de solidariedade, do herói carismático apontado por Weber (2004) ao cidadão-vítima descrito por Charaudeau (2010), e o mecenismo cultural do apresentador são parte de uma estratégia de exposição midiática, que inclui uma inserção pedagógica de mensagens políticas embutidas nas emissões televisivas de entretenimento. Com raros episódios de espontaneidade, os afetos são estrategicamente encenados numa narrativa de entretenimento e assistencialismo, com fins políticos e empresariais, culminando em um discurso capitalista, conservador, machista e discriminatório, com traços do grotesco.