Games e violência: os efeitos de sentido veiculados no discurso do Estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n2p133-161

Palavras-chave:

Games; Violência; Análise de Discurso.

Resumo

O artigo propõe reflexões acerca de temática recorrente a certos games: a violência. O contexto de que nos valemos é a tragédia ocorrida em uma escola de Suzano (SP), em 2019, fato que suscitou debates nas mídias sobre o potencial dos games de conteúdo violento, parte do cotidiano de ambos os atiradores, de inspirar atos de violência. Em meio a vozes que polemizaram esse pensamento, elegemos os pronunciamentos dos representantes do Estado, sobretudo o do vice-presidente, Hamilton Mourão, com o objetivo de verificar como se estabelece a relação games/violência. Alicerçadas na análise do discurso de linha francesa, buscaremos os possíveis efeitos de sentido neles inscritos, não sem antes apresentarmos o conceito de violência, que permeia nosso trabalho, a partir de Zizek (2014).

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Caniello , A., & Pagliarini de Souza , L. C. (2024). Games e violência: os efeitos de sentido veiculados no discurso do Estado. Comunicação & Sociedade, 44(2), 133–161. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n2p133-161