Games e violência: os efeitos de sentido veiculados no discurso do Estado
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n2p133-161Palavras-chave:
Games; Violência; Análise de Discurso.Resumo
O artigo propõe reflexões acerca de temática recorrente a certos games: a violência. O contexto de que nos valemos é a tragédia ocorrida em uma escola de Suzano (SP), em 2019, fato que suscitou debates nas mídias sobre o potencial dos games de conteúdo violento, parte do cotidiano de ambos os atiradores, de inspirar atos de violência. Em meio a vozes que polemizaram esse pensamento, elegemos os pronunciamentos dos representantes do Estado, sobretudo o do vice-presidente, Hamilton Mourão, com o objetivo de verificar como se estabelece a relação games/violência. Alicerçadas na análise do discurso de linha francesa, buscaremos os possíveis efeitos de sentido neles inscritos, não sem antes apresentarmos o conceito de violência, que permeia nosso trabalho, a partir de Zizek (2014).
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