O dispositivo midiático de inclusão social de pessoas com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n3p37-69Resumo
Esta investigação busca delinear as imbricações existentes no binômio comunicação e cultura, com o objetivo de entender o dispositivo de inclusão social a partir da análise do filme “Colegas”, lançado em 2013, e do contexto sócio-histórico de sua produção, com base na noção de dispositivo empregada por Foucault (2015) e operacionalizada por Deleuze (1996). Enquanto procedimento, o dispositivo requer o método de análise do discurso empregado neste estudo, em consonância com a análise fílmica, fundamentada em Vanoye e Goliot-Lété (2006), culimando no híbrido denominado de análise do discurso fílmico. Como resultado, possibilitou-se a compreensão do modo como os sentidos manifestos em “Colegas” dialogam com os discursos circulantes na sociedade contemporânea sobre a inclusão das pessoas com síndrome de Down e a principal conclusão é que o sujeito com Down foi construído em “Colegas” com base no momento histórico de produção do filme, que tem como premissa o dispositivo de inclusão social.
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