Infância, adolescência e TICs: uma década de pesquisa em Educação, Psicologia e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n1p77-111Resumo
Este artigo objetiva mapear pesquisas de mestrado e doutorado sobre crianças, adolescentes e TICs nas áreas de Comunicação, Educação e Psicologia, nos últimos 10 anos. O levantamento usou as bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Foram analisados 215 trabalhos, considerando categorias temáticas, sujeitos de pesquisa, métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Apesar da fragilidade de indexação das bases de dados, o que resultou em um estudo não exaustivo, a análise revelou que “acesso e uso”, “mediação”, “aprendizagem”, “apropriação” e “consumo” foram as temáticas mais abordadas pelas três áreas. Temas de grande relevância no debate público de hoje sobre a esfera virtual (como cyberbulling, discurso de ódio e direitos digitais) emergiram pouco do corpus. Os adolescentes são os sujeitos prioritários, seguidos por crianças e professores. Prevalecem pesquisas qualitativas e de postura implicada, com uso preferencial de técnicas clássicas das ciências humanas e sociais na obtenção de dados, como observação, entrevista e questionário. Dentre as abordagens metodológicas mais utilizadas, destacaram-se etnografia, pesquisa exploratória, estudo de caso, pesquisa participante e análise de conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicação & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Conteúdos publicados pela revista estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Os autores mantém seus direitos de autoria, e a citação é permitida, identificando a fonte (da autoria e do periódico).