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Artigos

v. 47 n. 47 (2025): Comunicação & Sociedade, jan.-dez.

Semiotic thinking: Uma revisão fenomenológica do design thinking

DOI
https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v47n47pe2502
Enviado
setembro 28, 2024
Publicado
2025-05-28

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar o design thinking a partir de conceitos estabelecidos por Charles Sanders Peirce em sua literatura, criando, a partir dessa análise, uma nova possibilidade de processo criativo que considera o design como uma trajetória intersemiótica. Nesse sentido, os designers são entendidos como atores que buscam a multiplicidade de linguagens que orientam a materialização. É importante compreender que o design thinking regula uma forma de processo criativo e que, muitas vezes, pode não levar teoricamente em conta o objeto de representação como um signo da experiência obtida no ato de interpretação. Portanto, propõe-se aqui um caminho teórico-metodológico de um novo processo criativo que concebe o produto desenvolvido por um designer como pertencente a uma ideia que não está na mente e que deve ser incorporada para atingir sua completude, ou seja, uma ideia que estava prestes a receber concretização e a atuar no mundo, o que Peirce chama de ser a in futuro.