O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO:
PDF

Palavras-chave

História da Educação;
Reforma do Ensino Superior;
Pós-Graduação;
Extensão Universitária;

Como Citar

Figueiredo de Sá, E., & Costa Pereira, C. (2025). O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO: : UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. Comunicações, 30(30), 4–27. https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p4-27

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a História da Educação, enquanto ensino e pesquisa, procurando perceber a relação entre a oferta da disciplina e o ingresso de novos pesquisadores no campo da História da Educação. Utilizamos como fonte a legislação para os cursos de Pedagogia, planos de curso e a apresentação (slides) dos pesquisadores nas mesas redondas do VII Encontro de História da Educação do Centro Oeste, realizando em Cuiabá no ano de 2024. O texto foi organizado em duas partes, sendo que primeira analisa a disciplina de História nos Cursos de Pedagogia e, o segundo, aborda sobre o campo da História da Educação na pós-graduação. A guisa de uma conclusão, propomos a Ação extensionista como caminhos futuros para enfrentar os desafios, envolvendo desde estudantes do ensino médio até pós-graduandos, visando ampliar a consolidação da disciplina e enfrentar os desafios decorrentes da redução das cargas horárias nos cursos de formação de professores e pesquisadores.

https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p4-27
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Comunicações