O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO:
UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE
DOI:
https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p4-27Palavras-chave:
História da Educação;, Reforma do Ensino Superior;, Pós-Graduação;, Extensão Universitária;Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a História da Educação, enquanto ensino e pesquisa, procurando perceber a relação entre a oferta da disciplina e o ingresso de novos pesquisadores no campo da História da Educação. Utilizamos como fonte a legislação para os cursos de Pedagogia, planos de curso e a apresentação (slides) dos pesquisadores nas mesas redondas do VII Encontro de História da Educação do Centro Oeste, realizando em Cuiabá no ano de 2024. O texto foi organizado em duas partes, sendo que primeira analisa a disciplina de História nos Cursos de Pedagogia e, o segundo, aborda sobre o campo da História da Educação na pós-graduação. A guisa de uma conclusão, propomos a Ação extensionista como caminhos futuros para enfrentar os desafios, envolvendo desde estudantes do ensino médio até pós-graduandos, visando ampliar a consolidação da disciplina e enfrentar os desafios decorrentes da redução das cargas horárias nos cursos de formação de professores e pesquisadores.
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