Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão de Artigos – Revista Comunicações - UMESP

 

A Revista Comunicações publica textos inéditos nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Mídias Digitais, Educomunicação, Educação, entre outras interfaces comunicacionais. A revista possui fluxo editorial contínuo a partir do ano de 2025. Aceitamos artigos, ensaios, estudos de caso e relatos de experiência, em português ou inglês. Os trabalhos passam por pré-avaliação da Equipe Editorial e por parecer de dois avaliadores/as ad hoc, em sistema de avaliação duplo-cega (double-blind peer review).

 

  1. Condições para Submissão

Antes de submeter seu trabalho, verifique se ele atende a todos os critérios abaixo:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada por outro periódico.
  • Os autores são doutores ou estão em processo de doutoramento, tendo um doutor como autor
  • A ordem de autoria segue a maior titulação (Ex: Autor 1 doutor, autor 2 doutorando
  • O arquivo está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • O texto está formatado em espaço 1,5, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Itálico é usado em vez de sublinhado (exceto em URLs).
  • Figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto.
  • Todas as referências com links disponíveis estão devidamente informadas.
  • O texto segue as Diretrizes para Autores descritas a seguir.
  • O manuscrito foi anonimizado para garantir avaliação cega (vide orientações abaixo).

 

  1. Diretrizes para Avaliação Cega

Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação:

  1. Retire nomes e afiliações institucionais do texto.
  2. Remova dados pessoais do arquivo:
  • Word > Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar Documento > Propriedades e Informações Pessoais > Remover Tudo.

Obs.: Esses dados serão inseridos na versão final para posterior publicação.

 

  1. Formatação Geral
  • Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5 entrelinhas; parágrafo com recuo de 1,27 cm.
  • Citações com mais de três linhas: recuo de 4 cm à esquerda, tamanho 10, espaço simples, sem aspas. Indicar o autor segundo a ABNT: (Autor, Ano, pg. ).
  • Citações curtas: no corpo do texto, entre aspas. Indicar o autor segundo a ABNT: (Autor, Ano); Autor (Ano).
  • Notas de rodapé apenas para informações complementares, não para referências.

 

  1. Estrutura dos Artigos
  • Título (negrito, centralizado, tamanho 12)
  • Resumo: 200 a 300 palavras em português e inglês (abstract), com 5 palavras-chave em cada idioma.
  • Corpo do texto: Introdução, desenvolvimento com subtítulos numerados, Considerações Finais e Referências.
  • Extensão: entre 4.000 a 6.000 palavras (aproximadamente 10 a 20 laudas contando com as referências).
  • Traduções de resumos devem ser feitas por tradutores humanos.

 

  1. Citações e Referências
  • As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e NBR 10520/2023).
  • Não utilizar expressões latinas como idem, ibidem.
  • Citações com mais de três autores: usar "et al.", ou Autor principal e colaboradores, após o primeiro autor no corpo do texto, listando todos na referência completa, exceto, quando for mais de 4 autores. Nestes casos, usar “et al.”.
  • Recomenda-se evidenciar autoras mulheres pelo nome completo.

 

  1. Figuras e Tabelas

Devem estar inseridas no texto, numeradas e com legenda explicativa. Exemplo:

Figura 1 – Mapa de redes comunicacionais.
Fonte: Autoria própria.

 

  1. Tipos de Textos Aceitos

A Revista de Comunicações aceita os seguintes tipos de submissões:

Artigos Científicos

  • Textos originais com embasamento teórico e metodológico, apresentando resultados de pesquisa empírica ou revisão crítica da literatura. Devem demonstrar contribuição relevante para o campo da comunicação interdisciplinar ao qual a revista se destina.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

Estudos de Caso

  • Análises aprofundadas de situações reais e contextualizadas, com foco crítico e reflexivo, voltadas a práticas educacionais, estratégias de ensino ou fenômenos comunicacionais entre outros.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

Ensaios

  • Textos autorais de natureza reflexiva e argumentativa, que abordem temáticas teóricas, epistemológicas ou críticas da área da comunicação e aspectos interdisciplinares, sem a exigência de uma metodologia empírica, mas com sólida fundamentação conceitual.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

Relatos de Experiência

  • Narrativas reflexivas de experiências práticas no campo da comunicação e interdisciplinaridade (como projetos, campanhas, ações pedagógicas, entre outros), acompanhadas de análise crítica e contextualização teórica.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

  1. Política de Acesso Livre

A revista adota o acesso livre e gratuito aos seus conteúdos, visando à ampla difusão do conhecimento. Não há cobrança de taxas para submissão ou publicação.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.