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Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
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A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
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O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
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Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
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O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
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O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Normas para Submissão de Artigos – Revista Comunicações - UMESP
A Revista Comunicações publica textos inéditos nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Mídias Digitais, Educomunicação, Educação, entre outras interfaces comunicacionais. A revista possui fluxo editorial contínuo a partir do ano de 2025. Aceitamos artigos, ensaios, estudos de caso e relatos de experiência, em português ou inglês. Os trabalhos passam por pré-avaliação da Equipe Editorial e por parecer de dois avaliadores/as ad hoc, em sistema de avaliação duplo-cega (double-blind peer review).
- Condições para Submissão
Antes de submeter seu trabalho, verifique se ele atende a todos os critérios abaixo:
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada por outro periódico.
- Os autores são doutores ou estão em processo de doutoramento, tendo um doutor como autor
- A ordem de autoria segue a maior titulação (Ex: Autor 1 doutor, autor 2 doutorando
- O arquivo está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
- O texto está formatado em espaço 1,5, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
- Itálico é usado em vez de sublinhado (exceto em URLs).
- Figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto.
- Todas as referências com links disponíveis estão devidamente informadas.
- O texto segue as Diretrizes para Autores descritas a seguir.
- O manuscrito foi anonimizado para garantir avaliação cega (vide orientações abaixo).
- Diretrizes para Avaliação Cega
Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação:
- Retire nomes e afiliações institucionais do texto.
- Remova dados pessoais do arquivo:
- Word > Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar Documento > Propriedades e Informações Pessoais > Remover Tudo.
Obs.: Esses dados serão inseridos na versão final para posterior publicação.
- Formatação Geral
- Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
- Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
- Espaçamento: 1,5 entrelinhas; parágrafo com recuo de 1,27 cm.
- Citações com mais de três linhas: recuo de 4 cm à esquerda, tamanho 10, espaço simples, sem aspas. Indicar o autor segundo a ABNT: (Autor, Ano, pg. ).
- Citações curtas: no corpo do texto, entre aspas. Indicar o autor segundo a ABNT: (Autor, Ano); Autor (Ano).
- Notas de rodapé apenas para informações complementares, não para referências.
- Estrutura dos Artigos
- Título (negrito, centralizado, tamanho 12)
- Resumo: 200 a 300 palavras em português e inglês (abstract), com 5 palavras-chave em cada idioma.
- Corpo do texto: Introdução, desenvolvimento com subtítulos numerados, Considerações Finais e Referências.
- Extensão: entre 4.000 a 6.000 palavras (aproximadamente 10 a 20 laudas contando com as referências).
- Traduções de resumos devem ser feitas por tradutores humanos.
- Citações e Referências
- As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e NBR 10520/2023).
- Não utilizar expressões latinas como idem, ibidem.
- Citações com mais de três autores: usar "et al.", ou Autor principal e colaboradores, após o primeiro autor no corpo do texto, listando todos na referência completa, exceto, quando for mais de 4 autores. Nestes casos, usar “et al.”.
- Recomenda-se evidenciar autoras mulheres pelo nome completo.
- Figuras e Tabelas
Devem estar inseridas no texto, numeradas e com legenda explicativa. Exemplo:
Figura 1 – Mapa de redes comunicacionais.
Fonte: Autoria própria.
- Tipos de Textos Aceitos
A Revista de Comunicações aceita os seguintes tipos de submissões:
Artigos Científicos
- Textos originais com embasamento teórico e metodológico, apresentando resultados de pesquisa empírica ou revisão crítica da literatura. Devem demonstrar contribuição relevante para o campo da comunicação interdisciplinar ao qual a revista se destina.
- Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).
Estudos de Caso
- Análises aprofundadas de situações reais e contextualizadas, com foco crítico e reflexivo, voltadas a práticas educacionais, estratégias de ensino ou fenômenos comunicacionais entre outros.
- Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).
Ensaios
- Textos autorais de natureza reflexiva e argumentativa, que abordem temáticas teóricas, epistemológicas ou críticas da área da comunicação e aspectos interdisciplinares, sem a exigência de uma metodologia empírica, mas com sólida fundamentação conceitual.
- Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).
Relatos de Experiência
- Narrativas reflexivas de experiências práticas no campo da comunicação e interdisciplinaridade (como projetos, campanhas, ações pedagógicas, entre outros), acompanhadas de análise crítica e contextualização teórica.
- Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).
- Política de Acesso Livre
A revista adota o acesso livre e gratuito aos seus conteúdos, visando à ampla difusão do conhecimento. Não há cobrança de taxas para submissão ou publicação.
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