Submissions
Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

Normas para Submissão de Artigos – Revista Comunicações - UMESP

 

A Revista Comunicações publica textos inéditos nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Mídias Digitais, Educomunicação, Educação, entre outras interfaces comunicacionais. A revista possui fluxo editorial contínuo a partir do ano de 2025. Aceitamos artigos, ensaios, estudos de caso e relatos de experiência, em português ou inglês. Os trabalhos passam por pré-avaliação da Equipe Editorial e por parecer de dois avaliadores/as ad hoc, em sistema de avaliação duplo-cega (double-blind peer review).

 

  1. Condições para Submissão

Antes de submeter seu trabalho, verifique se ele atende a todos os critérios abaixo:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada por outro periódico.
  • Os autores são doutores ou estão em processo de doutoramento, tendo um doutor como autor
  • A ordem de autoria segue a maior titulação (Ex: Autor 1 doutor, autor 2 doutorando
  • O arquivo está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • O texto está formatado em espaço 1,5, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Itálico é usado em vez de sublinhado (exceto em URLs).
  • Figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto.
  • Todas as referências com links disponíveis estão devidamente informadas.
  • O texto segue as Diretrizes para Autores descritas a seguir.
  • O manuscrito foi anonimizado para garantir avaliação cega (vide orientações abaixo).

 

  1. Diretrizes para Avaliação Cega

Para garantir o anonimato durante o processo de avaliação:

  1. Retire nomes e afiliações institucionais do texto.
  2. Remova dados pessoais do arquivo:
  • Word > Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar Documento > Propriedades e Informações Pessoais > Remover Tudo.

Obs.: Esses dados serão inseridos na versão final para posterior publicação.

 

  1. Formatação Geral
  • Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5 entrelinhas; parágrafo com recuo de 1,27 cm.
  • Citações com mais de três linhas: recuo de 4 cm à esquerda, tamanho 10, espaço simples, sem aspas. Indicar o autor segundo a ABNT: (Autor, Ano, pg. ).
  • Citações curtas: no corpo do texto, entre aspas. Indicar o autor segundo a ABNT: (Autor, Ano); Autor (Ano).
  • Notas de rodapé apenas para informações complementares, não para referências.

 

  1. Estrutura dos Artigos
  • Título (negrito, centralizado, tamanho 12)
  • Resumo: 200 a 300 palavras em português e inglês (abstract), com 5 palavras-chave em cada idioma.
  • Corpo do texto: Introdução, desenvolvimento com subtítulos numerados, Considerações Finais e Referências.
  • Extensão: entre 4.000 a 6.000 palavras (aproximadamente 10 a 20 laudas contando com as referências).
  • Traduções de resumos devem ser feitas por tradutores humanos.

 

  1. Citações e Referências
  • As referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e NBR 10520/2023).
  • Não utilizar expressões latinas como idem, ibidem.
  • Citações com mais de três autores: usar "et al.", ou Autor principal e colaboradores, após o primeiro autor no corpo do texto, listando todos na referência completa, exceto, quando for mais de 4 autores. Nestes casos, usar “et al.”.
  • Recomenda-se evidenciar autoras mulheres pelo nome completo.

 

  1. Figuras e Tabelas

Devem estar inseridas no texto, numeradas e com legenda explicativa. Exemplo:

Figura 1 – Mapa de redes comunicacionais.
Fonte: Autoria própria.

 

  1. Tipos de Textos Aceitos

A Revista de Comunicações aceita os seguintes tipos de submissões:

Artigos Científicos

  • Textos originais com embasamento teórico e metodológico, apresentando resultados de pesquisa empírica ou revisão crítica da literatura. Devem demonstrar contribuição relevante para o campo da comunicação interdisciplinar ao qual a revista se destina.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

Estudos de Caso

  • Análises aprofundadas de situações reais e contextualizadas, com foco crítico e reflexivo, voltadas a práticas educacionais, estratégias de ensino ou fenômenos comunicacionais entre outros.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

Ensaios

  • Textos autorais de natureza reflexiva e argumentativa, que abordem temáticas teóricas, epistemológicas ou críticas da área da comunicação e aspectos interdisciplinares, sem a exigência de uma metodologia empírica, mas com sólida fundamentação conceitual.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

Relatos de Experiência

  • Narrativas reflexivas de experiências práticas no campo da comunicação e interdisciplinaridade (como projetos, campanhas, ações pedagógicas, entre outros), acompanhadas de análise crítica e contextualização teórica.
  • Extensão: entre 15 e 20 páginas (cerca de 6.000 a 8.000 palavras, incluindo as referências).

 

  1. Política de Acesso Livre

A revista adota o acesso livre e gratuito aos seus conteúdos, visando à ampla difusão do conhecimento. Não há cobrança de taxas para submissão ou publicação.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.