49 DEGRAUS

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESCADA NO PERCURSO FORMATIVO DE TRÊS POLICIAIS CIVIS

Autores

  • Fernando Shimit de Paula
  • Antônio Roberto Chiachiri

DOI:

https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p254-292

Resumo

As experiências humanas sempre chamaram a atenção da ciência, que se desenvolve na mesma medida e velocidade em que os seres humanos evoluem e buscam espaços para uma vida melhor e saudável. Com este sentido, esta investigação busca compreender a experiência de três policiais civis de São Paulo, com deficiência visual, ao longo de sua vida, permitindo a revelação de suas particularidades, vivências e realizações. A pesquisa teve contato com esses profissionais no seu lugar de trabalho, onde imperou uma conversa dialógica sobre vários assuntos, destacando-se os de ordem pessoal, familiar, educacional, profissional, as novas tecnologias e a inclusão social. A pesquisa narrativa foi a metodologia empregada e, por meio da conversa hermenêutica, foi possível a coleta e a interpretação das vivências dos entrevistados. Esse enfoque teórico-metodológico permitiu uma melhor compreensão das experiências dos três policiais civis, os quais, embora cegos, perseveraram e superaram os obstáculos típicos da sua deficiência em nossa sociedade. Seus relatos revelaram um inúmeras sensações, frustrações, superações e vitórias frente ao preconceito, as dificuldades de inclusão e a competitividade no mercado de trabalho de São Paulo. Os resultados evidenciam que as pessoas com deficiência têm barreiras altíssimas a transpor durante suas vidas, mas há legislação e novas tecnologias de inclusão, que bem representam o desejo coletivo pelo abrigamento dessa parcela da população que, tal como qualquer um, merece respeito e dignidade. A pesquisa deseja expor as experiências dos profissionais entrevistados e, com isso, provocar inquietudes, motivações e principalmente um sentimento de respeito e fraternidade às pessoas portadoras de deficiência em nosso país.

Biografia do Autor

Fernando Shimit de Paula

Doutorando em Educação pela UMESP, Delegado de Polícia de São Paulo. 

Antônio Roberto Chiachiri

Doutor em Comunicação Social. 

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Shimit de Paula, F., & Roberto Chiachiri, A. (2025). 49 DEGRAUS: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESCADA NO PERCURSO FORMATIVO DE TRÊS POLICIAIS CIVIS. Comunicações, 30(30), 254–292. https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p254-292