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A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESCADA NO PERCURSO FORMATIVO DE TRÊS POLICIAIS CIVIS
DOI:
https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p254-292Resumo
As experiências humanas sempre chamaram a atenção da ciência, que se desenvolve na mesma medida e velocidade em que os seres humanos evoluem e buscam espaços para uma vida melhor e saudável. Com este sentido, esta investigação busca compreender a experiência de três policiais civis de São Paulo, com deficiência visual, ao longo de sua vida, permitindo a revelação de suas particularidades, vivências e realizações. A pesquisa teve contato com esses profissionais no seu lugar de trabalho, onde imperou uma conversa dialógica sobre vários assuntos, destacando-se os de ordem pessoal, familiar, educacional, profissional, as novas tecnologias e a inclusão social. A pesquisa narrativa foi a metodologia empregada e, por meio da conversa hermenêutica, foi possível a coleta e a interpretação das vivências dos entrevistados. Esse enfoque teórico-metodológico permitiu uma melhor compreensão das experiências dos três policiais civis, os quais, embora cegos, perseveraram e superaram os obstáculos típicos da sua deficiência em nossa sociedade. Seus relatos revelaram um inúmeras sensações, frustrações, superações e vitórias frente ao preconceito, as dificuldades de inclusão e a competitividade no mercado de trabalho de São Paulo. Os resultados evidenciam que as pessoas com deficiência têm barreiras altíssimas a transpor durante suas vidas, mas há legislação e novas tecnologias de inclusão, que bem representam o desejo coletivo pelo abrigamento dessa parcela da população que, tal como qualquer um, merece respeito e dignidade. A pesquisa deseja expor as experiências dos profissionais entrevistados e, com isso, provocar inquietudes, motivações e principalmente um sentimento de respeito e fraternidade às pessoas portadoras de deficiência em nosso país.
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