OS USOS DA TEORIA NA SALA DE AULA
PDF

Como Citar

Mauro Sá Martino, L. (2025). OS USOS DA TEORIA NA SALA DE AULA: UMA LEITURA INICIAL DA PRODUÇÃO SOBRE O ENSINO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO . Comunicações, 30(30), 161–186. https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p161-186

Resumo

Como vem sendo pensado o ensino de Teorias da Comunicação? Uma das disciplinas centrais nos cursos ligados à área de Comunicação, pode ser também um microcosmos de problemas epistemológicos mais amplos, como a diversidade conceitual, indefinições de objeto e método ou a própria noção de comunicação. Este texto examina textos voltados para o ensino de Teoria da Comunicação produzidos entre os trabalhos iniciais de Pignatari (1971) e as discussões de Russi-Duarte (2010) para observar o tema em suas dimensões pedagógicas e epistemológicas. A leitura sugere a existência de três eixos de discussão: (1) a centralidade da disciplina como parte da discussão teórica da Comunicação; (2) o lugar ambivalente ocupado nos cursos da Área de Comunicação e (3) as questões pedagógicas, sobretudo curriculares, ligadas ao ensino. Esses pontos são discutidos no quadro de questões epistemológicas da Comunicação.

https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p161-186
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Comunicações