OS USOS DA TEORIA NA SALA DE AULA

UMA LEITURA INICIAL DA PRODUÇÃO SOBRE O ENSINO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino

DOI:

https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p161-186

Resumo

Como vem sendo pensado o ensino de Teorias da Comunicação? Uma das disciplinas centrais nos cursos ligados à área de Comunicação, pode ser também um microcosmos de problemas epistemológicos mais amplos, como a diversidade conceitual, indefinições de objeto e método ou a própria noção de comunicação. Este texto examina textos voltados para o ensino de Teoria da Comunicação produzidos entre os trabalhos iniciais de Pignatari (1971) e as discussões de Russi-Duarte (2010) para observar o tema em suas dimensões pedagógicas e epistemológicas. A leitura sugere a existência de três eixos de discussão: (1) a centralidade da disciplina como parte da discussão teórica da Comunicação; (2) o lugar ambivalente ocupado nos cursos da Área de Comunicação e (3) as questões pedagógicas, sobretudo curriculares, ligadas ao ensino. Esses pontos são discutidos no quadro de questões epistemológicas da Comunicação.

Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor da Faculdade Cásper Líbero e da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom).

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Mauro Sá Martino, L. (2025). OS USOS DA TEORIA NA SALA DE AULA: UMA LEITURA INICIAL DA PRODUÇÃO SOBRE O ENSINO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO . Comunicações, 30(30), 161–186. https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p161-186