OS USOS DA TEORIA NA SALA DE AULA
UMA LEITURA INICIAL DA PRODUÇÃO SOBRE O ENSINO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p161-186Resumo
Como vem sendo pensado o ensino de Teorias da Comunicação? Uma das disciplinas centrais nos cursos ligados à área de Comunicação, pode ser também um microcosmos de problemas epistemológicos mais amplos, como a diversidade conceitual, indefinições de objeto e método ou a própria noção de comunicação. Este texto examina textos voltados para o ensino de Teoria da Comunicação produzidos entre os trabalhos iniciais de Pignatari (1971) e as discussões de Russi-Duarte (2010) para observar o tema em suas dimensões pedagógicas e epistemológicas. A leitura sugere a existência de três eixos de discussão: (1) a centralidade da disciplina como parte da discussão teórica da Comunicação; (2) o lugar ambivalente ocupado nos cursos da Área de Comunicação e (3) as questões pedagógicas, sobretudo curriculares, ligadas ao ensino. Esses pontos são discutidos no quadro de questões epistemológicas da Comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.