A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR AO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME

NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Abriana Barroso de Azevedo
  • Paola Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p95-117

Resumo

A Anemia Falciforme hemolítica é uma patologia hereditária e crônica, resultante de uma mutação que leva à substituição do aminoácido glutâmico pela valina no códon 6 do gene da cadeia β da hemoglobina, levando à formação da hemoglobina S. Essa condição está amplamente presente no Brasil devido à diversidade étnica da população brasileira. No caso dos alunos com anemia falciforme, a doença acarreta sérias dificuldades no processo de escolarização. O objetivo deste artigo é analisar as implicações da Doença Falciforme no contexto educacional dos alunos falciformes no ensino regular, com o intuito de identificar possíveis abordagens de aprendizagem, bem como medidas gerais e preventivas da doença que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida. O referencial teórico-metodológico adotado baseia-se em pesquisa (auto) biográfica em educação (Passeggi, 2011, 2016) e caráter descritivo e qualitativo, combinando conhecimentos da área de saúde e educação, com base em revisão bibliográfica. Espera-se que esse estudo possa evidenciar a importância do trabalho em conjunto entre as áreas de saúde e educação, com o objetivo de assegurar aos alunos com anemia falciforme o acesso a cuidados de saúde adequados à doença, ao mesmo tempo em que garantem uma educação de qualidade no ambiente escolar regular, sem que precisem abandonar ou serem prejudicados em seus estudos devido ao tratamento de saúde.

Biografia do Autor

Abriana Barroso de Azevedo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, coordenadora nacional de educação da Universidade Metodista de São Paulo, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, comunicação, educação, publicidade e propaganda e tecnologias digitais de informação e comunicação

Paola Ribeiro da Silva

Pedagoga Hospitalar da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Pedagoga formada pela Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB), com especializações em Pedagogia Hospitalar pela Universidade do Grande ABC, Psicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar na Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Mestranda em Educação - Formação de Professores pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Barroso de Azevedo, A., & Ribeiro da Silva, P. (2025). A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR AO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME: NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE. Comunicações, 30(30), 95–117. https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p95-117