A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR AO PACIENTE COM DOENÇA FALCIFORME
NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p95-117Resumo
A Anemia Falciforme hemolítica é uma patologia hereditária e crônica, resultante de uma mutação que leva à substituição do aminoácido glutâmico pela valina no códon 6 do gene da cadeia β da hemoglobina, levando à formação da hemoglobina S. Essa condição está amplamente presente no Brasil devido à diversidade étnica da população brasileira. No caso dos alunos com anemia falciforme, a doença acarreta sérias dificuldades no processo de escolarização. O objetivo deste artigo é analisar as implicações da Doença Falciforme no contexto educacional dos alunos falciformes no ensino regular, com o intuito de identificar possíveis abordagens de aprendizagem, bem como medidas gerais e preventivas da doença que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida. O referencial teórico-metodológico adotado baseia-se em pesquisa (auto) biográfica em educação (Passeggi, 2011, 2016) e caráter descritivo e qualitativo, combinando conhecimentos da área de saúde e educação, com base em revisão bibliográfica. Espera-se que esse estudo possa evidenciar a importância do trabalho em conjunto entre as áreas de saúde e educação, com o objetivo de assegurar aos alunos com anemia falciforme o acesso a cuidados de saúde adequados à doença, ao mesmo tempo em que garantem uma educação de qualidade no ambiente escolar regular, sem que precisem abandonar ou serem prejudicados em seus estudos devido ao tratamento de saúde.
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