DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE À PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Cintia Aliny Silva de Souza
  • Everton Bedin

DOI:

https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p28-67

Resumo

O reconhecimento das problemáticas do ensino de química na educação básica e das grandes transformações sociais e tecnológicas ocorridas em nossa sociedade requer grandes reflexões acerca do papel da escola e de nossa finalidade como profissionais da educação. Por meio de experiências formativas vivenciadas pela primeira autora, no contexto do Programa Residência Pedagógica, é possível inferir sobre o potencial pedagógico para a formação docente quando há interação, parceria, colaboração e compartilhamento entre licenciando, professor da escola e formador de professores de um curso de licenciatura em química. Assumimos a pesquisa narrativa de abordagem qualitativa como método de investigação para “olhar” as interações e a ambiência formativa estabelecida nesse contexto educacional. Para analisar o material empírico, assumimos a análise textual discursiva. Buscamos responder a pergunta: que aprendizagem da docência emerge dessa ambiência docente e contribui para a formação geral e específica de professores de química? Foi possível encontrar a categoria de análise a qual intitulamos “Novos caminhos: eu, tu, eles em nós”. Os resultados revelam que a aprendizagem da docência, na perspectiva geral e específica, constitui-se em formação processual, cíclica e permanente, com começo, meio, mas sem fim, e que ela depende do contexto em que os envolvidos estão inseridos. Ademais, o formador, o professor da escola e o licenciando devem desenvolver uma relação dialógica aliando teoria e prática e encurtando o espaço-tempo entre escola e universidade. Em síntese, propomos uma ambiência de formação de professores de química em que possa ocorrer o intercâmbio de experiências na tríade de formação.

Biografia do Autor

Cintia Aliny Silva de Souza

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Pará (FAP). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Everton Bedin

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). 

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Aliny Silva de Souza, C., & Bedin , E. (2025). DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE À PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Comunicações, 30(30), 28–67. https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p28-67