DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE À PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Cintia Aliny Silva de Souza
  • France Fraiha-Martins

DOI:

https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p28-67

Resumo

O reconhecimento das problemáticas do ensino de química na educação básica e das grandes transformações sociais e tecnológicas ocorridas em nossa sociedade requer grandes reflexões acerca do papel da escola e de nossa finalidade como profissionais da educação. Por meio de experiências formativas vivenciadas pela primeira autora, no contexto do Programa Residência Pedagógica, é possível inferir sobre o potencial pedagógico para a formação docente quando há interação, parceria, colaboração e compartilhamento entre licenciando, professor da escola e formador de professores de um curso de licenciatura em química. Assumimos a pesquisa narrativa de abordagem qualitativa como método de investigação para “olhar” as interações e a ambiência formativa estabelecida nesse contexto educacional. Para analisar o material empírico, assumimos a análise textual discursiva. Buscamos responder a pergunta: que aprendizagem da docência emerge dessa ambiência docente e contribui para a formação geral e específica de professores de química? Foi possível encontrar a categoria de análise a qual intitulamos “Novos caminhos: eu, tu, eles em nós”. Os resultados revelam que a aprendizagem da docência, na perspectiva geral e específica, constitui-se em formação processual, cíclica e permanente, com começo, meio, mas sem fim, e que ela depende do contexto em que os envolvidos estão inseridos. Ademais, o formador, o professor da escola e o licenciando devem desenvolver uma relação dialógica aliando teoria e prática e encurtando o espaço-tempo entre escola e universidade. Em síntese, propomos uma ambiência de formação de professores de química em que possa ocorrer o intercâmbio de experiências na tríade de formação.

Biografia do Autor

Cintia Aliny Silva de Souza

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Pará (FAP). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

France Fraiha-Martins

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (CESUPA, 1995), com especialização em Informática na Educação (CESUPA, 2001), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Suas pesquisas se concentram em Formação de Professores, Educação a Distância e uso de Tecnologias. É docente na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), onde também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC). Membro do grupo de pesquisa TRANSFORMAÇÃO, atua na linha de formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática, tanto no PPGDOC/IEMCI/UFPA quanto na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC).

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Aliny Silva de Souza, C., & Fraiha-Martins, F. (2025). DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE À PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Comunicações, 30(30), 28–67. https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p28-67