DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE À PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p28-67Resumo
O reconhecimento das problemáticas do ensino de química na educação básica e das grandes transformações sociais e tecnológicas ocorridas em nossa sociedade requer grandes reflexões acerca do papel da escola e de nossa finalidade como profissionais da educação. Por meio de experiências formativas vivenciadas pela primeira autora, no contexto do Programa Residência Pedagógica, é possível inferir sobre o potencial pedagógico para a formação docente quando há interação, parceria, colaboração e compartilhamento entre licenciando, professor da escola e formador de professores de um curso de licenciatura em química. Assumimos a pesquisa narrativa de abordagem qualitativa como método de investigação para “olhar” as interações e a ambiência formativa estabelecida nesse contexto educacional. Para analisar o material empírico, assumimos a análise textual discursiva. Buscamos responder a pergunta: que aprendizagem da docência emerge dessa ambiência docente e contribui para a formação geral e específica de professores de química? Foi possível encontrar a categoria de análise a qual intitulamos “Novos caminhos: eu, tu, eles em nós”. Os resultados revelam que a aprendizagem da docência, na perspectiva geral e específica, constitui-se em formação processual, cíclica e permanente, com começo, meio, mas sem fim, e que ela depende do contexto em que os envolvidos estão inseridos. Ademais, o formador, o professor da escola e o licenciando devem desenvolver uma relação dialógica aliando teoria e prática e encurtando o espaço-tempo entre escola e universidade. Em síntese, propomos uma ambiência de formação de professores de química em que possa ocorrer o intercâmbio de experiências na tríade de formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.