CURRÍCULO SURDO

A EDUCAÇÃO BILÍNGUE QUE PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA SURDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p187-229

Resumo

O presente trabalho explora a intersecção entre a cultura Surda e o currículo escolar, propondo a criação de um "Currículo Surdo" que reconheça e valorize a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna da comunidade Surda. A autora argumenta que a educação para Surdos não tem sido adequadamente garantida devido à falta de reconhecimento social e acadêmico da cultura Surda, o que compromete seus direitos como cidadãos. A pesquisa destaca a importância de um currículo que integre a cultura Surda, permitindo que os Surdos se apropriem de sua identidade e língua, promovendo assim um ambiente educacional inclusivo e emancipador. O artigo também discute a luta da comunidade Surda por direitos educacionais e a necessidade de políticas públicas que respeitem suas especificidades culturais e linguísticas. A proposta de um Currículo Surdo é apresentada como uma forma de garantir a educação de qualidade e o reconhecimento da cultura Surda nas escolas, enfatizando que a inclusão da Libras no currículo deve ser acompanhada do reconhecimento da cultura Surda como um todo.

Biografia do Autor

Kátia Regina Conrad Lourenço

Estudando Pós Doutorado na Universidad Católica del Norte - UCN e Universidad de La Serena - ULS, no Chile. Doutora em Educação: Currículo, sob orientação do Prof. Dr. Alípio Casali, com bolsa CNPq, defendi, pela primeira vez na história da PUC-SP, uma tese em língua de sinais: 'Currículo Surdo: Libras na escola e desenvolvimento da Cultura Surda'. Mestre no mesmo programa com bolsa CAPES (ênfase em Políticas Públicas e Reformas Curriculares na educação de Surdos) sob orientação do Prof. Dr. Antônio Chizzotti. Pedagoga, com especialização (lato sensu) em Educação Especial.

Alípio Casali

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Brasil. Doutorado em Educação pela PUC-SP (1989); Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Paris (1995). Professor Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação, da PUC-SP. É Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, onde coordena a Linha de Pesquisa Currículo, Conhecimento e Cultura.
E-mail: a.casali@uol.com.br
CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/7969272872511400

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Conrad Lourenço, K. R., & Casali, A. (2025). CURRÍCULO SURDO: A EDUCAÇÃO BILÍNGUE QUE PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA SURDA. Comunicações, 30(30), 187–229. https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p187-229