Resumo
O presente trabalho explora a intersecção entre a cultura Surda e o currículo escolar, propondo a criação de um "Currículo Surdo" que reconheça e valorize a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna da comunidade Surda. A autora argumenta que a educação para Surdos não tem sido adequadamente garantida devido à falta de reconhecimento social e acadêmico da cultura Surda, o que compromete seus direitos como cidadãos. A pesquisa destaca a importância de um currículo que integre a cultura Surda, permitindo que os Surdos se apropriem de sua identidade e língua, promovendo assim um ambiente educacional inclusivo e emancipador. O artigo também discute a luta da comunidade Surda por direitos educacionais e a necessidade de políticas públicas que respeitem suas especificidades culturais e linguísticas. A proposta de um Currículo Surdo é apresentada como uma forma de garantir a educação de qualidade e o reconhecimento da cultura Surda nas escolas, enfatizando que a inclusão da Libras no currículo deve ser acompanhada do reconhecimento da cultura Surda como um todo.

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