Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.15603/0104-8481/comunicacoes.v30n30p1-3Resumo
Este livro é uma coletânea de pesquisas e reflexões interdisciplinares que abordam questões cruciais da educação contemporânea, perpassando temas como história da educação, formação docente, inclusão, diversidade cultural, tecnologia e cibercultura. Reunindo artigos de diferentes perspectivas, ele reflete a pluralidade de desafios e soluções presentes no cenário educacional brasileiro e global, promovendo uma discussão rica e pertinente sobre o futuro da educação.
A História da Educação como Ensino e Pesquisa é analisada como disciplina nos cursos de Pedagogia e nos programas de pós-graduação. A pesquisa destaca os desafios impostos pela redução das cargas horárias e propõe ações extensionistas para envolver estudantes do ensino médio à pós-graduação, consolidando a importância da disciplina no contexto educacional brasileiro.
Seguindo a premissa da pesquisa, o capítulo sobre Formação Docente e Ensino de Química explora as interações entre licenciandos, professores e formadores no contexto do Programa Residência Pedagógica. A formação docente é discutida como um processo cíclico e permanente, enfatizando a necessidade de união entre teoria e prática para enriquecer a educação em química.
A Promoção da Saúde na Educação Física Escolar também é tema desta edição e é investigada sob a ótica de professores e gestores de uma escola pública de Santos-SP. O estudo enfatiza a importância do planejamento coletivo e interdisciplinar para abordar a saúde de maneira efetiva no currículo escolar.
Ainda pensando na área da saúde vinculada à educação a Inclusão de Alunos com Doença Falciforme no Ensino Regular analisa os desafios educacionais enfrentados por alunos com anemia falciforme e propõe medidas para melhorar sua qualidade de vida escolar. Destaca-se a necessidade de colaboração entre os campos da saúde e da educação para garantir uma experiência inclusiva e de qualidade para esses estudantes.
Pensando no bem estar discutido no capítulo anterior o capítulo sobre Jornalismo de Paz e Direitos Humanos carrega em seu bojo o papel do jornalismo na defesa dos direitos humanos, utilizando uma reportagem como estudo de caso para analisar a invisibilidade das mulheres negras e das minorias. A pesquisa explora como a mídia pode ser uma ferramenta para denunciar desigualdades e propor soluções para a justiça social.
Em sequência da discussão dos direitos humanos temos o capítulo seguinte que traz um panorama das ações promovidas pelos policiais militares do Brasil tendo com cenário principal o episódio do assassinato da design negra, Kathelen Romeu, acontecimento que trouxe a repercussão e tornou-se objeto de manifestação da cantora Elza Soares em carta publicada na Revista Piauí.
O texto sobre Ensino de Teorias da Comunicação examina questões epistemológicas e pedagógicas ligadas ao ensino de Teorias da Comunicação, propondo uma reflexão sobre o lugar da disciplina nos cursos da área e suas implicações curriculares.
E por falar em comunicação o próximo capítulo apresenta a Cultura Surda e o Currículo Escolar propondo a criação de um "Currículo Surdo" que valorize a cultura e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte essencial da educação bilíngue. O texto reforça a necessidade de políticas públicas que reconheçam os direitos culturais e linguísticos da comunidade surda.
Ainda sobre o currículo no capítulo sobre Tecnologia, Cibercultura e Práticas de Leitura, os autores analisam os impactos da tecnologia e da cibercultura nas práticas de leitura e no letramento. A pesquisa discute como as novas plataformas digitais transformam as experiências de leitura e como escolas e famílias podem colaborar para formar leitores críticos no contexto atual.
E para finalizar essa coleção compartilhamos de forma sensível as experiências de Policiais Civis com Deficiência Visual apresentadas a partir de uma pesquisa narrativa que revela os desafios de inclusão, as barreiras enfrentadas e as superações desses profissionais em São Paulo, promovendo reflexões sobre a igualdade e o respeito às pessoas com deficiência.
Esta obra é uma importante contribuição para o campo educacional, promovendo debates que dialogam com as demandas da sociedade contemporânea. Ao explorar diferentes dimensões da educação, desde história e formação docente até inclusão e tecnologias, a revista convida os leitores a repensarem práticas e políticas educacionais para a construção de um futuro mais inclusivo, justo e inovador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.