SIGNIFICADOS E PRÁTICAS DE BEM-ESTAR FINANCEIRO PARA BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
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Palavras-chave

Bem-estar financeiro; Estudantes de pós-graduação; Bolsa; universidade; Carreira acadêmica.

Como Citar

Marin Bessa, L., Uliana Miranda, G., do Nascimento, G., Rangel Nascimento, C. R., & Bonomo, M. (2024). SIGNIFICADOS E PRÁTICAS DE BEM-ESTAR FINANCEIRO PARA BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Comunicações, 30(30), 293–320. https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p293-320

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar tanto os significados quanto as práticas que estão associados ao bem-estar financeiro entre estudantes bolsistas de pós-graduação stricto sensu de uma Universidade pública localizada na região sudeste. Ao identificar as compreensões e as práticas dos/as estudantes de pós-graduação, a pesquisa destacou as relações entre o bem-estar financeiro, a qualidade de vida e as perspectivas de futuro dos estudantes, além da importância das políticas educacionais voltadas ao fomento da pós-graduação. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de questionário semiestruturado eletrônico com 58 participantes, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Foram identificados cinco eixos temáticos: bem-estar financeiro como vida digna; insatisfação com a situação financeira; importância da bolsa para o bem-estar financeiro; práticas de organização financeira; e perspectivas futuras. Os resultados demonstram a necessidade de implantação de iniciativas que contemplem a educação financeira e a saúde mental de pós-graduandos/as, a fim de promover o bem-estar, além da revisão dos valores das bolsas, com reajustes anuais que acompanhem a inflação do período.

https://doi.org/10.15599/2238-121X/comunicacoes.v30n30p293-320
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