O Desenho Animado o Show da Luna: a relação entre televisão e formação

Autores

  • Luciane Neuvald
  • Josiane Aparecida de Lima Lobachinski
  • Marta Regina Furlan de Oliveira
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n3p43-58

Palavras-chave:

Educação; Indústria Cultural; Semiformação; Teoria Crítica.

Resumo

O texto objetiva analisar o desenho animado O Show da Luna, tendo como fundamento a teoria crítica adorniana. Nessa perspectiva teórica, forma e conteúdo não se dissociam. Sendo assim, a discussão perpassa pela especificidade da televisão e da indústria cultural, uma vez que o referido desenho integra a programação de um canal educativo da televisão brasileira: a TV Cultura. O vínculo desse canal de televisão com o aspecto educativo confronta-se com os critérios formativos no âmbito da teoria crítica adorniana e esse fato constitui a problemática desta reflexão, a qual se desenvolveu a partir das seguintes categorias de análise: a falsificação da fantasia; a hipóstase do sujeito; a descontextualização e a descontinuidade; a estereotipia. Os resultados das análises reforçam a ideia de que a televisão não vende apenas a promissória do prazer, mas também a promissória do conhecimento, cuja ilusão adere ao sentimento de onipotência, típico da personalidade narcísica, que é promovida pela sociedade burguesa capitalista vigente. Além disso, o desenho animado O Show da Luna oportuniza o debate acerca da inserção da criança no mundo adulto e da assertiva adorniana na qual a civilização desacostuma as crianças de serem infantis, na intenção de que elas desenvolvam o pensamento estratégico, antecipatório e dominador, típico da sociedade amplamente racionalizada.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Neuvald, L., Lobachinski, J. A. de L., Furlan de Oliveira, M. R., & Yaegashi, S. F. R. (2024). O Desenho Animado o Show da Luna: a relação entre televisão e formação. Comunicações, 29(3), 43–58. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n3p43-58