O Desenho Animado o Show da Luna: a relação entre televisão e formação
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n3p43-58Palavras-chave:
Educação; Indústria Cultural; Semiformação; Teoria Crítica.Resumo
O texto objetiva analisar o desenho animado O Show da Luna, tendo como fundamento a teoria crítica adorniana. Nessa perspectiva teórica, forma e conteúdo não se dissociam. Sendo assim, a discussão perpassa pela especificidade da televisão e da indústria cultural, uma vez que o referido desenho integra a programação de um canal educativo da televisão brasileira: a TV Cultura. O vínculo desse canal de televisão com o aspecto educativo confronta-se com os critérios formativos no âmbito da teoria crítica adorniana e esse fato constitui a problemática desta reflexão, a qual se desenvolveu a partir das seguintes categorias de análise: a falsificação da fantasia; a hipóstase do sujeito; a descontextualização e a descontinuidade; a estereotipia. Os resultados das análises reforçam a ideia de que a televisão não vende apenas a promissória do prazer, mas também a promissória do conhecimento, cuja ilusão adere ao sentimento de onipotência, típico da personalidade narcísica, que é promovida pela sociedade burguesa capitalista vigente. Além disso, o desenho animado O Show da Luna oportuniza o debate acerca da inserção da criança no mundo adulto e da assertiva adorniana na qual a civilização desacostuma as crianças de serem infantis, na intenção de que elas desenvolvam o pensamento estratégico, antecipatório e dominador, típico da sociedade amplamente racionalizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.