Currículo e cultura na educação de jovens e adultos: o estado do conhecimento das produções nos Programas de Pós-Graduação do Brasil

Autores

  • Gênesis Guimarães Soares
  • Adenilson Souza Cunha Júnior

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p45-64

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o que tem sido pesquisado sobre currículo e cultura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foi realizado um mapeamento de Dissertações e Teses desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação do Brasil sobre currículo e cultura na EJA. Para a operacionalização do estudo, realizamos o levantamento de toda produção disponível no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sem a utilização de demarcação temporal. No que se refere à visão epistemológica empregada, fizemos uso da compreensão da pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento enquanto perspectiva metodológica. Por seguinte, após o levantamento e análise dos resultados, obtivemos o quantitativo de 16 produções, entre teses e dissertações, que foram analisadas na íntegra e, posteriormente, categorizadas de modo quantitativo e qualitativo. Por fim, constatamos que as temáticas “políticas curriculares” e “currículo e formação” foram as mais recorrentes entre os estudos escolhidos. Considerando as categorias elencadas, apresentamos uma análise qualitativa de modo a integrar os resultados das produções. Assim sendo, podemos observar que os resultados indicam que as produções em currículo, cultura e EJA possuem diversas intersecções com objetos de pesquisa distintos. Entretanto, sempre apresentam aspectos que são semelhantes, como é o caso da luta por um currículo próprio para a EJA e a formação de sujeitos críticos e reflexivos acerca da realidade concreta que os cinge.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Soares, G. G., & Cunha Júnior, A. S. (2024). Currículo e cultura na educação de jovens e adultos: o estado do conhecimento das produções nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. Comunicações, 29(1), 45–64. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p45-64