A gestão escolar democrática e o Conselho Escolar: análise de uma escola do ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p65-88Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, que empregou a pesquisa-ação para analisar a atuação do Conselho Escolar (CE) de uma escola da Rede Municipal de Educação de Santo André. Dentre outros propósitos, buscou identificar a articulação dos representantes do conselho de escola com os diferentes segmentos da escola. Os dados foram obtidos por meio da observação direta da diretora de escola, que é uma das pesquisadoras, e de um Grupo Focal realizado via Google Meet, e contou com a participação de 13 representantes do CE. Os resultados mostram que os membros do CE ainda não têm interlocuções efetivas com os seus pares, salvo o segmento dos professores, por terem momentos coletivos nas reuniões pedagógicas semanais. Além disso, ainda é necessário investir em intercâmbios, de modo que seja possível, além de compartilhar as decisões, coletar as contribuições dos professores e demais representantes do CE em prol da implementação da gestão escolar democrática que, na escola investigada, está em vias de consolidação. Isso tem sido possível face ao comprometimento da diretora com uma gestão escolar participativa e democrática. Contudo, ela ainda não consegue incorporar todas as contribuições e proposições do CE na organização e gestão da escola.
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