Experimentação investigativa na formação de professores de ciências em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p131-156Resumo
O presente trabalho relata a formação de professores da Educação Básica com o aprofundamento da metodologia de Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências durante a Pandemia que causou a Covid-19 por infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O artigo tem por objetivo analisar os Experimentos Investigativos elaborados durante a formação continuada de professores no formato de minicurso online, com a duração de duas semanas, em encontros síncronos e assíncronos. Nos encontros síncronos foram abordados os aspectos epistemológicos e pedagógicos da Experimentação Investigativa e os exemplares de Experimentos Investigativos. Após, os professores elaboraram atividades investigativas que podem ser implementadas em seus contextos de aulas remotas. Os experimentos foram analisados a partir de categorias a priori, sendo elas: (1) Natureza: teórico x prático ou laboratório virtual; (2) Experimentos de natureza Disciplinares ou interdisciplinares; (3) Nível de ensino que abrangem os experimentos; (4) Forma de resolução; (5) Tipos de questões levantadas pelo professor a partir do experimento; (6) Relatório a partir dos Experimentos Investigativos. Essa experiência sinalizou que os experimentos elaborados durante o curso de formação têm natureza teórico-prática, pouco são interdisciplinares, foram elaborados para o Ensino Fundamental e Médio. No Ensino Fundamental sugerem a elaboração de vídeos para socialização dos conhecimentos a elaboração de relatório e vídeo conferência, com o objetivo de socializar os resultados dos experimentos investigativos.
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