Hábitos de leitura de estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Rosina Forteski Glidden
  • John Lyo de Andrade Goulart
  • Karin Oswald de Lima
  • Lidiane da Silva Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p171-184

Resumo

O hábito da leitura é um componente importante para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens e, consequentemente, de toda a sociedade. A consolidação desse hábito pressupõe compreender as características das leituras realizadas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos de leitura de alunos do Ensino Médio. Participaram 47 adolescentes, estudantes do Ensino Médio de uma escola privada do estado de Santa Catarina, de ambos os sexos, com idade média de 16,0 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Na análise de dados foi feita uma categorização por semelhança semântica das perguntas abertas. A análise quantitativa foi feita por meio de medidas descritivas e do teste estatístico não paramétrico qui-quadrado. Os resultados mostraram que os alunos liam em média 5,3 livros por ano e que as meninas liam com mais frequência. Os participantes relataram preferir livros de romance, ficção, ação e aventura e terem lido mais livros dos gêneros Jovem Adulto e Literatura Clássica Nacional em 2018.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Glidden, R. F., Goulart , J. L. de A., Oswald de Lima, K., & Fernandes, L. da S. (2024). Hábitos de leitura de estudantes do Ensino Médio. Comunicações, 29(1), 171–184. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p171-184