Imprensa jovem: educação midiática e cultura digital como via para o fortalecimento da cidadania entre os jovens

Autores

  • Egle Müller Spinelli
  • Isabela Afonso Portas

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p185-202

Resumo

O domínio de tecnologias e meios digitais de forma intuitiva e operacional na cultura digital é uma realidade para muitos jovens que nasceram no século XXI. Porém, os desafios que a internet propõe constantemente, com a circulação de um grande fluxo de informações e a manipulação de dados, nem sempre são conhecidos pela juventude. Por meio de fundamentação teórica sobre comunicação, educação e cultura digital, este artigo investiga como a educação atrelada à comunicação e à tecnologia pode viabilizar ações consistentes de forma a construir jovens cidadãos mais críticos e participativos na escola e em suas comunidades. Para tanto, utiliza como estudo de caso o projeto Imprensa Jovem, que fomenta atividades de educação midiática com alunos do ensino básico, resultando em um exemplo empírico de como processos reflexivos, colaborativos e práticos impactam e transformam a atuação dos jovens na sociedade.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Spinelli, E. M., & Portas, I. A. (2024). Imprensa jovem: educação midiática e cultura digital como via para o fortalecimento da cidadania entre os jovens. Comunicações, 29(1), 185–202. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p185-202