A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural

Autores

  • Douglas Christianx Douglas Christian Ferrari de Melo
  • Rita de Cassia Cristofoleti
  • Elisabeth Rossetto

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p203-218

Resumo

Este artigo consiste em, a partir da Teoria Histórico-Cultural, entender como uma pessoa com cegueira se comporta psicologicamente diante da sua condição. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico das obras de Vigotski e seus colaboradores (1993, 1997, 1998, 2012), além de outros pesquisadores vigotskianos para compreender que não existe uma psicologia da pessoa com cegueira, mas uma psicologia do vencimento e da superação da cegueira. Os resultados mostraram que o trabalho da escola e do professor deve consistir em pensar na cegueira como um conjunto de possibilidades de desenvolver e aprofundar os outros sentidos. Todo trabalho educativo que busca pela supercompensação estrutura-se no desafio para vencer e de superar a deficiência.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Douglas Christian Ferrari de Melo, D. C., Cristofoleti , R. de C., & Rossetto, E. (2024). A psicologia do vencimento, da superação da cegueira a partir da teoria histórico-cultural. Comunicações, 29(1), 203–218. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p203-218