Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p219-237Resumo
A devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam. A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Comunicações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.