Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados

Autores

  • Antonio Serafim Pereira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p219-237

Resumo

A devolução de dados na pesquisa qualitativa em educação é o tema do presente trabalho, discutido a partir das seguintes questões: o que se deve entender por devolução/ restituição de dados? Quais seus objetivos primordiais? Qual o momento da pesquisa mais propício para fazê-la? Como potencializar a devolução como critério de ampliação/aprofundamento dos dados e validação da pesquisa? Nossas reflexões se constituíram na revisita de nossa própria experiência investigativa à luz do diálogo que estabelecemos com os pesquisadores do Programa de Investigaciones sobre Instituciones Educativas e os autores em que se fundamentam. A intenção é ampliar o debate acerca da devolução dos resultados para que esta se configure como instrumento de mediação pesquisador-pesquisado e se institua como estratégia de aprofundamento dos dados e validação da pesquisa para fortalecê-la em seu rigor e credibilidade.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Pereira, A. S. (2024). Pesquisa em educação: refletindo sobre a devolução dos dados. Comunicações, 29(1), 219–237. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v29n1p219-237