O modelo Tpack e a formação de professores de matemática: repercussões de um curso de robótica educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p219-244

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de construção das atividades desenvolvidas por duas professoras de matemática, participantes de um curso de formação continuada, sobre a inserção das tecnologias em seus processos formativos e construção de novas perspectivas de atuação, a partir do modelo teórico do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). As informações analisadas fazem parte da pesquisa de doutorado da primeira autora e foram constituídas em uma perspectiva narrativa. Do processo investigativo, pode-se concluir que a utilização pedagógica da robótica amplia as possibilidades de reflexão acerca do que pode ser feito em sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo e colaborativo, além de estimular o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas no campo da matemática. Decorre desse processo, a recomendação de que a formação continuada dos professores esteja apoiada no desenvolvimento de conhecimentos para trabalhar com tecnologias digitais, proporcionando experiências que possam reverberar em suas práticas com os estudantes.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Nogueira , C. A., Gontijo, C. H., Prado, M. E. B. B., & Nunes da Silva, A. J. (2024). O modelo Tpack e a formação de professores de matemática: repercussões de um curso de robótica educacional. Educação & Linguagem, 27(1), 219–244. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p219-244