O modelo Tpack e a formação de professores de matemática: repercussões de um curso de robótica educacional
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p219-244Abstract
Este artigo objetiva analisar o processo de construção das atividades desenvolvidas por duas professoras de matemática, participantes de um curso de formação continuada, sobre a inserção das tecnologias em seus processos formativos e construção de novas perspectivas de atuação, a partir do modelo teórico do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). As informações analisadas fazem parte da pesquisa de doutorado da primeira autora e foram constituídas em uma perspectiva narrativa. Do processo investigativo, pode-se concluir que a utilização pedagógica da robótica amplia as possibilidades de reflexão acerca do que pode ser feito em sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo e colaborativo, além de estimular o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas no campo da matemática. Decorre desse processo, a recomendação de que a formação continuada dos professores esteja apoiada no desenvolvimento de conhecimentos para trabalhar com tecnologias digitais, proporcionando experiências que possam reverberar em suas práticas com os estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.