A pandemia de Covid-19 e os desafios do ensino remoto

Autores

  • Derocina Alves Campos Sosa FURG

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p273-291

Resumo

O artigo a seguir pretende destacar a experiência vivida durante o ano de 2021 com a disciplina de História e Literatura que é ministrada na Universidade Federal do Rio grande- FURG. Naquele ano, vivia-se com muita intensidade a pandemia de Covid-19 que colocou para professores e alunos o desafio de vivenciar aulas em formato remoto. Apresentamos também nesse texto, outras epidemias em outros tempos históricos e como elas atingiram profundamente a população. Ressaltamos na sequência, como a Universidade lidou e formalizou o ensino remoto na graduação através de normativa própria que pretendeu mitigar os danos causados pelo afastamento social. Destacamos ao final a experiência vivida na disciplina História e Literatura em que os alunos apresentaram obras literárias para os demais colegas da turma, identificando as interfaces possíveis entre esses dois campos do conhecimento.

Biografia do Autor

Derocina Alves Campos Sosa, FURG

Doutora em História pela PUCRS. Professora Titular da área de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. Coordenadora do Centro de ensino e pesquisa em História Social e Cultural (CEPEHSC) e dos projetos: “As interfaces entre a História e a Literatura: a identidade nacional forjada e o Romantismo brasileiro” e o projeto: “ As noções de Tempo e Espaço nas séries iniciais do Ensino Fundamental: construindo identidades com a História e a Geografia”.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Sosa, D. A. C. (2024). A pandemia de Covid-19 e os desafios do ensino remoto. Educação & Linguagem, 27(1), 273–291. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p273-291