A pandemia de Covid-19 e os desafios do ensino remoto

Autores/as

  • Derocina Alves Campos Sosa FURG

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p273-291

Resumen

O artigo a seguir pretende destacar a experiência vivida durante o ano de 2021 com a disciplina de História e Literatura que é ministrada na Universidade Federal do Rio grande- FURG. Naquele ano, vivia-se com muita intensidade a pandemia de Covid-19 que colocou para professores e alunos o desafio de vivenciar aulas em formato remoto. Apresentamos também nesse texto, outras epidemias em outros tempos históricos e como elas atingiram profundamente a população. Ressaltamos na sequência, como a Universidade lidou e formalizou o ensino remoto na graduação através de normativa própria que pretendeu mitigar os danos causados pelo afastamento social. Destacamos ao final a experiência vivida na disciplina História e Literatura em que os alunos apresentaram obras literárias para os demais colegas da turma, identificando as interfaces possíveis entre esses dois campos do conhecimento.

Biografía del autor/a

Derocina Alves Campos Sosa, FURG

Doutora em História pela PUCRS. Professora Titular da área de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. Coordenadora do Centro de ensino e pesquisa em História Social e Cultural (CEPEHSC) e dos projetos: “As interfaces entre a História e a Literatura: a identidade nacional forjada e o Romantismo brasileiro” e o projeto: “ As noções de Tempo e Espaço nas séries iniciais do Ensino Fundamental: construindo identidades com a História e a Geografia”.

Publicado

2024-10-11

Cómo citar

Sosa, D. A. C. (2024). A pandemia de Covid-19 e os desafios do ensino remoto. Educação & Linguagem, 27(1), 273–291. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p273-291