História oral e ensino de história local: confluências teóricas para uma possível prática pedagógica

Autores

  • Érica Souza Ramos
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p293-312

Resumo

O presente estudo tem o intuito de estabelecer linhas de confluências a partir das reflexões teóricas acerca do ensino de história local e a história oral. Vislumbra-se nesta metodologia um potencial para servir ao ensino de história local como prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Visando aproximar o conteúdo com o cotidiano dos educandos, proporcionar momentos de pesquisa através do ensino. Nesta pesquisa são apresentados aspectos de como o ensino de história vem se constituindo ao longo do tempo e os caminhos da história oral na historiografia. A partir do enfoque utilizado foi possível perceber que as confluências teóricas entre estes dois campos, é promissora.

Biografia do Autor

Érica Souza Ramos

Mestra em História pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/FURG. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina/SC. Rio Grande/RS

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Ramos, Érica S., & Grecco dos Santos, R. de C. (2024). História oral e ensino de história local: confluências teóricas para uma possível prática pedagógica. Educação & Linguagem, 27(1), 293–312. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p293-312