Aproximações de Morin e Freire na busca da educação complexa e dialógica

Autores

  • Marida Aparecida Behrens
  • Edna Liz Prigol
  • Ariana Cosme

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p151-173

Resumo

Este artigo tem como foco as contribuições de Edgar Morin e Paulo Freire na educação e na formação de professores. O problema investigado foi: como os docentes que atuam na formação pedagógica dos professores universitários veem a pertinência de propor as concepções do paradigma da complexidade e da educação dialógica como pilares epistemológicos que sustentam a renovação da ação docente? Como objetivo, buscou-se investigar os construtos, saberes e práticas que caracterizam o paradigma da complexidade e a educação dialógica como abordagens inovadoras na reconstrução da prática docente. A pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, com procedimentos via netnografia, envolveu 13 professores portugueses e brasileiros, entrevistados de forma on-line. Os resultados apontam que os docentes acham relevante o acolhimento dos construtos morinianos e freirianos como pilares epistemológicos para a reconstrução da prática pedagógica.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Behrens, M. A., Prigol, E. L., & Cosme, A. (2024). Aproximações de Morin e Freire na busca da educação complexa e dialógica. Educação & Linguagem, 24(2), 151–173. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p151-173

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin