Aproximações de Morin e Freire na busca da educação complexa e dialógica
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p151-173Resumen
Este artigo tem como foco as contribuições de Edgar Morin e Paulo Freire na educação e na formação de professores. O problema investigado foi: como os docentes que atuam na formação pedagógica dos professores universitários veem a pertinência de propor as concepções do paradigma da complexidade e da educação dialógica como pilares epistemológicos que sustentam a renovação da ação docente? Como objetivo, buscou-se investigar os construtos, saberes e práticas que caracterizam o paradigma da complexidade e a educação dialógica como abordagens inovadoras na reconstrução da prática docente. A pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, com procedimentos via netnografia, envolveu 13 professores portugueses e brasileiros, entrevistados de forma on-line. Os resultados apontam que os docentes acham relevante o acolhimento dos construtos morinianos e freirianos como pilares epistemológicos para a reconstrução da prática pedagógica.
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