Formação ao longo da vida e humanização: dialética para o potencialmente possível

Autores

  • Madson Pinto dos Santos
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p245-272

Resumo

O presente artigo pretendeu perceber a demanda existente em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançar mão dos saberes e potencialidades dos interlocutores para resolução dialógica da situação-problema para um avançar dialético permanente, a fim de transformar realidades, com base nos seus sonhos, para uma vida mais digna. Para tanto, utilizamos métodos participativos como roda de conversa, círculo de cultura e mais especificamente a técnica brainstorm, que apontaram as temáticas trabalho como sendo um conflito e a escola como possibilidade de resolução, tecida pela cultura de paz, que requer estrutura democrática, realizando seus objetivos de maneira planejada e considerando o inédito viável.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Pinto dos Santos, M., & Nakashima, R. H. R. (2024). Formação ao longo da vida e humanização: dialética para o potencialmente possível . Educação & Linguagem, 24(2), 245–272. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p245-272

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin