Alfabetizar em escola pública de período integral: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática

Autores

  • Andréia de Souza Grava
  • Elisabete Ferreira Esteves Campos

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p309-333

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre pesquisa desenvolvida entre 2017 e 2019 que tratou dos desafios da alfabetização numa escola de período integral, localizada em um município da Grande São Paulo. Estabeleceu-se como objetivo principal analisar as facetas da alfabetização e seus desafios a partir da ótica dos sujeitos da prática. As entrevistas com os(as) participantes basearam-se em Szymanski, favorecendo a expressão de ideias, conceitos e relatando os desafios em relação ao tema. Conclui-se que, na escola pesquisada, a coordenadora pedagógica não se sente legitimada, dificultando o trabalho coletivo. Os(as) docentes participantes não fundamentam suas práticas de alfabetização em estudos teóricos, lançando mão, inclusive, de atividades encontradas na internet. A escola de período integral não é reconhecida como favorecedora dos processos de ensino e aprendizagem e, portanto, da alfabetização.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Grava, A. de S., & Campos, E. F. E. (2024). Alfabetizar em escola pública de período integral: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática. Educação & Linguagem, 24(2), 309–333. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p309-333