Educação Ubique: para além do broadcast

Autores

  • Mônica Penalber

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p61-74

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma reflexão sistêmica da educação, buscando entender o educar no processo de formação do cidadão em um país-continente como o Brasil. Nesse recorte, procurou-se destacar a importância da educação a distância considerando a ideia de que a educar a distância vai além do broadcast, daí surge o conceito “ubique de educar” cujos pilares são: autonomia do indivíduo, aprendizado ao longo da vida e conexão com o mundo real. Discute-se ainda, a distinção entre nativos digitais e imigrantes digitais, apresentando o conceito de “e-migrantes digitais” como aqueles que transitam entre os mundos analógicos e digitais. Isso contribui para a compreensão do conceito de educação ubique, que não diferencia a educação presencial e a distância, e ressalta a importância de promover uma aprendizagem mais autônoma e significativa.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Penalber, M. (2024). Educação Ubique: para além do broadcast. Educação & Linguagem, 25(2), 61–74. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p61-74