Formação docente com estratégias transdisciplinares e ecoformadoras para vincular conteúdos curriculares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p83-110

Resumo

A formação docente pode potencializar práticas pedagógicas descontextualizadas e planetariamente desconectadas ou favorecer a religação dos conteúdos curriculares com as realidades local e global. Considerando a relevância da segunda alternativa, este estudo teve como objetivo mapear estratégias transdisciplinares e ecoformadoras para a valorização do conhecimento pertinente na formação docente, por meio da comparação entre uma pesquisa desenvolvida com a finalidade de identificar as respectivas estratégias com dois estudos cujos objetivos eram outros. Destaca-se que as três pesquisas analisadas têm em comum a utilização da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) nas intervenções desenvolvidas na Educação Básica. Para isso, foram utilizadas a pesquisa comparativa e a abordagem qualitativa. Identificaram-se estratégias como: 1) o estímulo a atividades que favoreceram a compreensão da realidade local e a ressignificação da prática pedagógica ao vincular ações comprometidas com melhorias dos espaços escolares ao estudo de conteúdos curriculares; 2) a vinculação do desenvolvimento integral com a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no planejamento de ensino; e 3) o uso da metodologia dos PCE para estimular o compromisso com a sustentabilidade.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Zwierewicz, M., Schaefer, J. L., Junges, L. K., & Matias, S. de. (2024). Formação docente com estratégias transdisciplinares e ecoformadoras para vincular conteúdos curriculares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Educação & Linguagem, 26(2), 83–110. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p83-110

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo

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